A Associação Nacional de Guardas-Noturnos (ANGN) reuniu ontem, dia 26 de novembro de 2025, na Assembleia da República, com o Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputado Dr. Diogo Pacheco de Amorim. Esta reunião representou mais um passo significativo no trabalho contínuo de valorização da atividade de Guarda-Noturno e no reforço do diálogo institucional com os órgãos de soberania.
O encontro decorreu num ambiente colaborativo, aberto e descontraído, permitindo à ANGN apresentar de forma clara os estudos, relatórios e propostas que tem vindo a desenvolver, bem como expor um conjunto de preocupações estruturais e projetos onde visa melhorar a classe profissional, a criação de emprego, a estruturação e a melhoria, como o desenvolvimento dos profissionais de guarda-noturno em prol de mais e melhor segurança para as comunidades, fazendo realçar a profissão do interesse público.
A reunião contou com a presença de vários elementos relevantes da associação, incluindo o nosso representante na Madeira, reforçando o carácter nacional e a coesão interna da ANGN. Esta presença alargada demonstrou o comprometimento de todos com o futuro da profissão e com a defesa de condições mais justas e dignas para os guardas-noturnos.
A direção da ANGN, liderada pelo Presidente José Cardoso, tem desenvolvido um trabalho incansável desde a sua tomada de posse, nomeadamente no seu projeto de ação social, num percurso marcado por esforço, resiliência e entrega total à causa. Reconhecemos que o caminho ainda é longo, mas seguimos determinados em continuar a trabalhar diariamente por melhores condições de trabalho, maior reconhecimento e pela modernização da atividade.
Os Guardas-Noturnos desempenham um papel essencial na segurança e tranquilidade das comunidades, um papel que tem evoluído e ganho relevância ao longo dos anos. Reuniões como esta, reforçam a importância de manter um diálogo permanente com as instituições que influenciam o futuro da profissão.
A ANGN agradece a disponibilidade e a receptividade do Senhor Vice-Presidente da Assembleia da República e reitera o seu compromisso de continuar presente, atuante e firmemente dedicada à defesa da classe.
Continuamos a trabalhar. Sempre.
A Associação Nacional de Guardas-Nocturnos (A.N.G.N.) foi fundada em 15 de abril de 1993, inicialmente chamada Associação de Guardas-Nocturnos. A designação atual foi adotada em 17 de janeiro de 1996, e a associação tem duração indeterminada.
Estrada do Paço do Lumiar n.º 41-A, Bairro da Horta Nova, 1600-543 Lisboa-Carnide
966 110 133 / 962 344 905
(Apartir das 14:00 devido ao nosso horário de trabalho)